História
Somos um hub digital para mulheres do mercado esportivo brasileiro.
Mulheres do Esporte é uma W-Sportech, um hub de mulheres que visa ampliar a diversidade e equidade de gênero no mercado esportivo brasileiro. É a primeira rede digital gratuita criada para conectar meninas e mulheres do esporte no Brasil, potencializando o ecossistema de Sportechs no país. É uma plataforma para pesquisar, mapear, integrar, assessorar, capacitar e promover mulheres do mercado esportivo em todo o território nacional, bem como debater as diferentes realidades regionais e sociais em que elas estão inseridas.
Nosso propósito é manter um ambiente de troca de conhecimento e vivências diversas em raça, orientação sexual e pessoas com deficiência. Um espaço aberto para o desenvolvimento de pesquisas e dados que inspirem e sobretudo, que alimentem o crescimento profissional, empoderando meninas e mulheres inseridas no universo do mercado esportivo.
O HUB digital foca na concentração e troca de experiências entre profissionais do mercado esportivo, além de realizar eventos e editais de fomento. O projeto prevê ainda, o desenvolvimento de um aplicativo, baseado em geolocalização, que visa conectar de modo automatizado e ágil, profissionais entre si e contratantes do cenário do esporte, utilizando o formato workplace. Trata-se da união das novas tecnologias à rede de conexões entre mulheres, que poderão vir a ser virtuais, presenciais ou híbridas de acordo com as necessidades do mercado atual.
Nossos objetivos:
- Alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas do mercado esportivo, em alinhamento com o objetivo 5 da ONU para o desenvolvimento sustentável no Brasil;
- Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego produtivo e trabalho decente para mulheres no Brasil, aumentando a igualdade de oportunidades no cenário do mercado esportivo, utilizando a ciência e a tecnologia para oferecer maior independência às mulheres sobre suas vidas, em alinhamento com o objetivo 8 da ONU;
- Fazer parte das Femtechs que, por meio da inovação tecnológica, ajudam a resolver as principais dificuldades das mulheres, através de mapeamento, pesquisas e geração de dados do mercado profissional;
- Mapear e conectar profissionais ligadas diretamente ao mercado esportivo como, por exemplo, atletas, gestoras, médicas, treinadoras, técnicas, fotógrafas, jornalistas, advogadas, além de entidades públicas e privadas e ONGs e Associações que utilizem o esporte como agente transformador social;
- Potencializar o esporte feminino no Brasil e todo o seu ecossistema, empreendendo para a transformação social em um trabalho 100% gerido por e para mulheres;
- Conectar empresas e marcas às profissionais especialistas do nosso hub;
- Desenvolver negócios sociais com ONGs e Associações focadas no esporte;
- Aproximar empresas e marcas de ONGs e Associações focadas no desenvolvimento do esporte, em especial para meninas e jovens.
Junte-se a nós
Mulheres do Esporte é a primeira rede digital gratuita criada para conectar meninas e mulheres do Esporte no Brasil, potencializando o ecossistema de Sportechs no país.
Renata Lopes
Fundadora e Head de Produção
Jornalista, diretora e produtora de eventos e conteúdos audiovisuais com foco em Esporte e Cultura. Ex-atleta do Bodysurfing (2002 a 2009) e produtora executiva dos X Games Brasil (2008); Produtora da Caravana do Esporte (ESPN, 2009-2010) e Roteirista do Social Clube (ESPN, 2009-2010). Consultora de Comunicação (Ashoka Changemakers – Desafio Nike “Transformando Vidas Através do Futebol”, 2010). Produtora e assessora do artista, Marcelo Yuka (2013). Head de produção da surfista e embaixadora da WSL, Marina Werneck (MW Projetos, 2018). Atuou na Comunicação, como produtora executiva e coordenadora, no STU (2017-2020): Dirigiu o STU Channel (conteúdos e streaming); realizou o Circuito Brasileiro de Skate, o Mundial de Park, o STU Festival e o STU Open. Atualmente, dirige a produtora Casa 55, um magic HUB multimídia de produção, para contar histórias e conceituar ideias. Com o propósito de ser elo entre profissionais e empresas, constrói novas visões para negócios, criando modelos de planejamento em comunicação e coordenação de eventos, e dirigindo e produzindo conteúdos audiovisuais multiplataforma.
Como fundadora da Sportech Mulheres do Esporte, é responsável por parcerias, captação de recursos, produção de eventos, curadoria de conteúdo e desenvolvimento de core business.
Jaqueline Oliveira
Co Fundadora e Head de Inovação
Especialista em Comunicação focada em produção de conteúdo multiplataforma (transmedia storytelling) com mais de dez anos de experiência na área de redação e produção de conteúdo para web. Já atuou como consultora, mentora de projetos audiovisuais (Sebrae, 2016), palestrante (Pixel Show, 2017 e 2018; Rio2C, 2019), apresentadora (Whoul!Festival, 2019) e professora em cursos relacionados à produção audiovisual transmídia (Transmedia Talks, 2017; SPCine, 2018 e Barco, 2019) comunicação digital (Senac, 2018), comunicação institucional (Ibmec, 2019), ética e combate ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho (Prefeitura de São Paulo, 2017-2020). Por meio da Transmedia Multi produz conteúdos multiplataforma para as redes web utilizando narrativas que transitam por diferentes plataformas de mídias, unindo recursos de cinema, redes sociais e também, das mídias analógicas levando informação e engajamento para diferentes públicos.
Como Co Fundadora da Sportech Mulheres do Esporte, atua como conselheira nas áreas de inovação, tecnologia e conteúdo digital.